A aconchegante Praia de Flecheiras é um dos destinos mais indicados do litoral oeste do Ceará para quem procura belas paisagens, tranquilidade e boa estrutura. A 130 km de Fortaleza, o paraíso de coqueirais, bons ventos e piscinas naturais é rústico, menos explorado que outras praias do estado, mas oferece conforto.

Flecheiras tem a forma de uma enseada e a maioria das pousadas fica perto do mar. Durante todo o dia, na beira-mar, há gente fazendo caminhada, jogando futebol, tomando um demorado banho ou conversando com pescadores que voltaram do alto-mar. Na primeira vez que visita o Ceará, o paranaense Luiz Carlos Kovacs decidiu levar a mulher e o filho direto para Flecheiras. “Queria fugir daqueles pacotes e roteiros turísticos tradicionais. Aqui (em Flecheiras) tem tranquilidade. Também é legal o contato com os nativos”, justifica.

No meio de um passeio entre as dunas de Flecheiras, surgem lagoas perfeitas para um banho no primeiro semestre do ano. É assim na Duna do Pôr do Sol, bastante visitada no fim da tarde e bem perto da sede, aonde se pode ir em uma boa caminhada ou no passeio de quadriciclo. Flecheiras foi cenário do programa No Limite, em 2009, e de um programa da apresentadora Ana Maria Braga. Na conversa com qualquer morador de Flecheiras, sempre surge uma lembraça da visita de personalidades que já foram descansar no paraíso.

Esculpida pela natureza, a Pedra das Índias lança o visitante a uma visão panorâmica da praia e ganhou esse nome por ser o ponto de observação privilegiado das índias que habitaram ali em tempos remotos, segundo os moradores.

Flecheiras também é local para encontrar a renda de bilro, um dos artesanatos mais característicos do Ceará. Mulheres e até alguns homens confeccionam a renda em almofadas nas calçadas. As rendeiras contam que antes precisam ir para Trairi porque não tinham venda na comunidade. Vale a pena observar o talento passado de geração em geração entrançando linhas coloridas que formam diferentes peças, de toalhas de mesa a roupas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>